Gonzagão – o eterno Rei do Baião e sua passagem por Miguel Pereira

Hoje, 02 de Agosto de 2023, fazem 34 anos que Gonzagão se tornou eterno.

As festas Juninas e o som do sertão ganharam o Brasil com a voz e a sanfona de Luiz Gonzaga. Além de sua cidade natal, Exu-PE e do Rio de Janeiro, onde conheceu o sucesso, Luiz Gonzaga teve uma forte ligação com Miguel Pereira-RJ.

Entre os anos 1950 e 1970 ele reencontrou o jeito simples de viver em Miguel Pereira. Veio em busca de paz e acabou ajudando a construir a história da cidade.

Quando chegou a Miguel Pereira, a localidade ainda era um distrito pertencente ao importante município de Vassouras-RJ. No processo de emancipação de Miguel Pereira, Luiz Gonzaga teve grande importância no novo município. Ajudou a construir o hospital municipal, batizado com seu nome, sua esposa Helena foi vereadora na cidade e o segundo prefeito de Miguel Pereira, conhecido como Zé Nabo, foi homenageado com a música “Forró de cabo a rabo”.

Hoje desde os jovens aos mais antigos habitantes miguelenses tem um respeito muito grande pela história de Luiz Gonzaga naquela cidade. Sonhamos que um dia Miguel Pereira o homenageie com uma grande estátua na cidade, bem como realize o maior São João fora do Nordeste, que pode ser feito anualmente no mês de Agosto, lembrando sua memória.


O resumo de reportagens https://www.youtube.com/watch?v=lrKfAWAb4CM cita essa passagem, inclusive com depoimentos do filho e do neto do ex-prefeito Zé Nabo.